Diversidade LGBTQ+ em Borderlands: Personagens, Impacto e Representação (2024)

A franquia Borderlands é conhecida por seu elenco diversificado de personagens e é campeã em representação em videogames. Desde o seu início, a série nunca se esquivou das questões sociais, com os jogos apresentando uma ampla gama de personalidades, gêneros e orientações sexuais.

Em particular, a franquia recebeu elogios por incluir personagens LGBTQ+ que ajudaram a normalizar as identidades queer nos jogos e deram às comunidades sub-representadas personagens muito necessários com os quais se relacionar. Desde relações queer a personagens que desafiam as normas de género, o universo Borderlands é um exemplo brilhante de como os videojogos podem promover a diversidade e a aceitação. E esses são todos os personagens LGBTQ+ vistos na franquia Borderlands .

Com o lançamento de Tiny Tina’s Wonderlands (e as próximas graphic novels chamadas Land of the Giants ), os jogadores são lembrados de um dos maiores personagens — um grande motivo para a loucura e o charme únicos de Borderlands 2. Com Tina no centro das atenções, e até agora ausente aqui, decidimos revisitar esta lista do elenco LGBTQ+ dinâmico da série BL. Deve-se notar que estes são confirmados pelos escritores e/ou desenvolvedores, e não teorias ou especulações de fãs.

14 Pequena Tina

Diversidade LGBTQ+ em Borderlands: Personagens, Impacto e Representação (1)

Essa anarquista maluca foi apresentada pela primeira vez em Borderlands 2 e deixou uma grande impressão tanto nos outros membros do elenco de BL quanto nos jogadores. Sua natureza hiperativa, comportamento desequilibrado e obsessão infantil doentia por explosivos fazem de Tiny Tina uma das personagens mais memoráveis ​​​​de uma série repleta de personagens excelentes.

Apesar de seu passado sombrio, Tina não tem medo de se soltar e se divertir, como mostram suas piadas frequentes e sua personalidade alegre. Embora ela tenha aludido a alguns relacionamentos masculinos (que foram fortemente indicados como mentiras), o escritor principal de Borderlands 2, Anthony Burch, esclareceu tudo e disse que é lésbica.

Isso também fica claro quando Sheega, uma mini-chefe do BL3 e membro dos Filhos do Vault, é revelada como ex-namorada de Tina.

13 Atenas

Assassino Misterioso

Diversidade LGBTQ+ em Borderlands: Personagens, Impacto e Representação (2)

Fazendo sua primeira aparição como NPC em Borderlands, Athena mais tarde retornou como personagem jogável da classe “Gladiador” em Borderlands: The Pre-Sequel. Ao longo das várias campanhas do jogo, Janey faz vários avanços de flerte em direção a ela.

Tiny Tina pergunta se Athena já saiu com Janey, tentando insinuar que eles estavam namorando, e exige um cumprimento dela. Athena então confirma a teoria encantada de Tina após um breve período de silêncio constrangedor, dando-lhe um high-five. Em Tales from the Borderlands , Athena pode ser encontrada morando com Janey em Hollow Point, como uma caçadora de recompensas supostamente aposentada .

12 Axônio

Uma Força Militar Ex-Dahl da Natureza

Diversidade LGBTQ+ em Borderlands: Personagens, Impacto e Representação (3)

Em Borderlands 2 , Axton fez sua estreia como personagem jogável do Commando. Devido a um erro de escrita, Axton teve alguns diálogos bi-curiosos inicialmente não intencionais ao longo do jogo. Anthony Burch, o escritor principal de Borderlands 2 , havia originalmente escrito alguns diálogos de reavivamento específicos de personagens, onde Axton flertaria com Maya.

O código específico do personagem não foi implementado, mas as falas foram preservadas, dando aos jogadores uma pequena chance de serem atingidos por Axton. Muitos fãs ficaram desapontados por ele não ser intencionalmente bissexual. No entanto, para corrigir isso, em Assault on Dragon Keep, de Tiny Tina, Burch fez questão de adicionar alguns diálogos mais óbvios e estabelecer que Axton é de fato bissexual.

11 FL4K

O Robô Roamer

FL4K juntou-se pela primeira vez ao elenco de Borderlands em Borderlands 3 como Beastmaster. Eles são um robô gigante e sanguinário , com muito amor por seus três animais de estimação, Spiderant, Jabber e Skag. Além disso, o FL4K também não é binário!

Em resposta a um fã , Sam Winkler, co-roteirista de Borderlands 3 , escreveu: “Talvez [isso não importe] para você, mas espero que você possa imaginar que isso pode acontecer para alguns”. Winkler também reconheceu o apoio de jogadores não binários e aliados que pressionaram por representação na franquia.

10 Janey Springs

Escritor de dia, traficante de lixo à noite

Diversidade LGBTQ+ em Borderlands: Personagens, Impacto e Representação (5)

Janey apareceu pela primeira vez em Borderlands: The Pre-Sequel , onde ela pode ser encontrada gerenciando “Springs’ Emporium O Stuff”, uma empresa de comércio de lixo em Elpis situada em Concordia. É aqui que ela conhece Atenas e os dois desenvolvem um relacionamento amoroso. Laney é lésbica e freqüentemente deixa claro seu desdém pelos homens durante o jogo.

Mais tarde, ela aparece em Tales from the Borderlands , agora morando com Athena. Em um ponto, os jogadores têm a opção, como Fiona, de contar a Janey que Athena disse que a amava. Janey será vista mais tarde fazendo as malas para “casar com ela!”.

9 Senhor

Um prometeico dinâmico e esquecido

Diversidade LGBTQ+ em Borderlands: Personagens, Impacto e Representação (6)

Os jogadores encontram Lor pela primeira vez como um NPC em Promethea em Borderlands 3 . Lor estava trabalhando em uma cafeteria antes de Maliwan lançar seu ataque a Promethea. Encontrando-se rapidamente envolvido no conflito, Lor infelizmente teve que adiar seus planos de transição por causa da guerra.

Os jogadores mais uma vez encontram Lor em New Tales from the Borderlands , um ano após os eventos de Borderlands 3 , e ele finalmente fez a transição, atendendo pelo nome de “Lor” e usando pronomes ele/ele. Além disso, ele abriu sua própria cafeteria, que faz tanto sucesso que Fran está disposta a aceitar bebidas lá em vez de pagamento.

8 Moxxi louco

Personalidade amigável e alegre, mas não se irrite com o lado ruim dela

Diversidade LGBTQ+ em Borderlands: Personagens, Impacto e Representação (7)

Moxxi é um dos personagens mais memoráveis ​​da franquia e tem sido um elemento básico da série desde o primeiro jogo Borderlands . Moxxi é bissexual, tendo manifestado interesse tanto por homens quanto por mulheres durante os jogos.

Moxxi expressa interesse em Lilith no DLC Underdome Riot , referindo-se a ela como “deliciosa”. Ela também afirma que Maya lhe dá uma “joaninha” e que ela namorou Motor Momma antes de terminar com ela devido ao seu canibalismo. Apesar disso, ela demonstra uma atração igual pelos homens e é conhecida por seus muitos ex-maridos, incluindo Handsome Jack e Marcus Kincaid.

7 Maia

Mestre da Magia

Diversidade LGBTQ+ em Borderlands: Personagens, Impacto e Representação (8)

Em Borderlands 2 , Maya é uma personagem jogável da classe “Siren” . Mais tarde, ela reaparece como NPC em Borderlands 3 . Maya foi criada pela Ordem da Tempestade Iminente, a ordem suprema dos monges em seu mundo natal, Atenas, depois que foi determinado que ela era uma sereia.

Ela desenvolveu suas habilidades de sereia em segredo até se tornar adulta, quando começou a manifestar interesse em visitar Pandora. Anthony Burch, o escritor principal de Borderlands 2 e Borderlands: The Pre-Sequel , afirmou que Maya é assexuada e, nos jogos, ela disse que não sabe nada sobre romance.

6 Patrícia Tannis

Cientista, arqueólogo e Brainiac

Diversidade LGBTQ+ em Borderlands: Personagens, Impacto e Representação (9)

Os jogadores encontram Tannis pela primeira vez em Borderlands , uma cientista que é altamente inteligente e socialmente desajeitada. Ela faz uma “oferta permanente” para experimentar sua cama enquanto flerta com o caçador de cofres (independentemente do gênero) durante sua primeira missão em Borderlands 2 .

Sob o pretexto de investigação científica, Tannis também consome estranhamente um dos cabelos de Lilith, mas esta ação é interpretada como uma tentativa de flerte. Há uma linha de voz em Borderlands 3 que sugere que ela e Mad Moxxi tiveram uma reunião onde Moxxi ‘conversou sobre suas roupas’.

5 Senhor Hammerlock

Ajudante de caçador e caçador de cofres

Diversidade LGBTQ+ em Borderlands: Personagens, Impacto e Representação (10)

Os Vault Hunters encontrarão inicialmente Sir Alistair Hammerlock como o primeiro humano amigável em Borderlands 2 , onde ele fica preso na Plataforma Sul enquanto pesquisava bullymongs. Ele é um caçador bastante estiloso, vestindo uma versão esfarrapada, mas futurista, de uma roupa de aventureiro vitoriano.

Ele retorna em Borderlands 3 como personagem coadjuvante como o interesse amoroso de Wainwright Jakobs, o herdeiro do nome da família Jakobs. Ele desempenha um papel importante no DLC Guns, Love e Tentacles , onde ele e Wainwright estão planejando seu casamento. Acontece que a Mechromancer Gaige tem uma queda por Hammerlock, apesar de ele ser gay – e ela está ciente desse fato.

4 Timothy Lawrence

Problema em dobro

Diversidade LGBTQ+ em Borderlands: Personagens, Impacto e Representação (11)

O sósia e sósia do belo Jack, Timothy Lawrence, é apresentado aos jogadores pela primeira vez como um personagem jogável em Borderlands: The Pre-Sequel . Mais tarde, ele reaparece em Heist of the Handsome Jackpot de Moxxi, um pacote de expansão DLC de Borderlands 3 , onde acontece que ele foi mantido em cativeiro no The Handsome Jackpot por sete anos após a derrota de Handsome Jack.

É aqui que os jogadores também descobrem que Timothy é bissexual. É bastante claro que ele tem uma queda por Moxxi e revela aos jogadores que dormiu com Trent, um homem do cassino Handsome Jackpot.

3 Senhor Torgue

Uma personalidade explosiva

Diversidade LGBTQ+ em Borderlands: Personagens, Impacto e Representação (12)

O fundador de 43 anos do fabricante de armas Torgue, Mister Torgue High-Five Flexington , mais conhecido como Mr. Torgue, aparece pela primeira vez em Mr. Torgue’s Campaign of Carnage , o segundo DLC para Borderlands 2 . Além disso, o Sr. Torgue aparece em Borderlands: The Pre-Sequel, mas apenas em chamadas ECHO.

O Sr. Torgue foi criado pela avó. Depois de saber que seus pais haviam morrido na explosão de uma mina de Eridium, ele ficou motivado a aprender como controlar explosões. Ele foi confirmado como bissexual por Anthony Burch, e no DLC Borderlands 2 , Tiny Tina’s Assault on Dragon Keep .

2 Wainwright Jacobs

Um papel de apoio que está certo

Diversidade LGBTQ+ em Borderlands: Personagens, Impacto e Representação (13)

Wainwright Jakobs é um personagem coadjuvante em Borderlands 3 e seu segundo DLC, Guns, Love, and Tentacles . Ele é o herdeiro da Jakobs Corporation, mas tem pouca vontade de dirigir a empresa, em parte porque não consegue operar as armas de fogo Jakobs corretamente por causa de sua visão deficiente.

Apesar disso, ele é impulsionado pelo incentivo de Hammerlock e está extremamente orgulhoso de continuar a tradição familiar. Wainwright deixa muito claros seus sentimentos por Sir Hammerlock, a quem ele se refere como “seu parceiro” e “o amor de [sua] vida”.

1 Zane Flynt

Um Crimson e Vault Raider

Diversidade LGBTQ+ em Borderlands: Personagens, Impacto e Representação (14)

Zane origina-se como o Operative de Borderlands 3. Depois de aceitar todos os trabalhos de mercenário e assassinato imagináveis, Zane achou cada vez mais difícil encontrar um momento de paz porque muitas pessoas o queriam morto. Ele foi para Pandora para se esconder por um tempo, que é onde os jogadores o encontram pela primeira vez.

Embora não haja romances jogáveis ​​ou na tela na série Borderlands , Zane foi confirmado como pansexual. Zane é um pouco lobo solitário, mas também é incrivelmente extrovertido e poliamoroso, afirmando que foi casado em vários sistemas estelares diferentes.

Borderlands 4 está atualmente em desenvolvimento.

Diversidade LGBTQ+ em Borderlands: Personagens, Impacto e Representação (15)

Fronteiras 3
Plataforma(s)
PC , Stadia , Xbox One , Xbox Series X , Xbox Series S , PS4 , PS5 , Switch

Lançado
13 de setembro de 2019
Desenvolvedor(es)
Software de caixa de velocidades
Editor(es)
Jogos 2K
Gênero(s)
Tiro em primeira pessoa, Ação , RPG
Diversidade LGBTQ+ em Borderlands: Personagens, Impacto e Representação (2024)
Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Sen. Emmett Berge

Last Updated:

Views: 5619

Rating: 5 / 5 (60 voted)

Reviews: 83% of readers found this page helpful

Author information

Name: Sen. Emmett Berge

Birthday: 1993-06-17

Address: 787 Elvis Divide, Port Brice, OH 24507-6802

Phone: +9779049645255

Job: Senior Healthcare Specialist

Hobby: Cycling, Model building, Kitesurfing, Origami, Lapidary, Dance, Basketball

Introduction: My name is Sen. Emmett Berge, I am a funny, vast, charming, courageous, enthusiastic, jolly, famous person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.